O presidente da Venezuela Nicolás Maduro está no Brasil participando da cúpula do Mercosul e ontem um encontro bilateral com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva começou a articular a candidatura da Venezuela para fazer parte dos BRICS.
O poderoso bloco, com Lula como um de seus fundadores, é formado por outras potências globais Rússia, China, índia e África do Sul a Venezuela que sofre com o embargo dos EUA enxerga na entrada nos Brics uma valiosíssima oportunidade de ampliar o seu comércio internacional e se desenvolver.
Lula tem como uma de suas principais bandeiras na política internacional o fortalecimento do Mercosul e uma integração com o continente africano.
O presidente brasileiro defende que o bloco dos Brics seja ampliado e ganhe cada vez mais força nas diversas pautas mundiais.
A Venezuela é uma das maiores produtoras de petróleo do planeta e possui fortes relações com a Rússia, outro fundador do bloco.
Pelos séculos dos séculos os povos da América do Sul nos negaram, por isso estamos trabalhando na construção de uma nova geopolítica mundial onde prevaleça a união da América Latina como um só povo”