TUCANOS E PETISTAS TROCAM OLHARES NA BOA TERRA

Os bastidores da política da boa terra estão bastantes movimentos na quase metade de 2023 com articulações que devem ter impacto nos acordos políticos municipais em 2024.

O governador petista Jerônimo Rodrigues que durante a eleição de 2022 foi apontado por alguns equivocadamente como apenas um poste do seu antecessor Rui Costa mostra nestes quase 6 meses de governo ser um sedutor articulador político que vem dando dor de cabeça à oposição.

É fato que as fotos recentes do governador petista Jerônimo Rodrigues reunido com a cúpula tucana baiana e com o governador gaúcho e presidente nacional da legenda Eduardo Leite sacudiram os bastidores do poder.

É fato que uma foto não é garantia de aliança, mas a chegada do presidente da câmara de Salvador Carlos Muniz, grande aliado do vice-governador Geraldo JR abre um importante canal de diálogo com os tucanos que possuem um espaço na política baiana.

Os dois lados da moeda estão muito cuidadosos ao tratar publicamente da aliança, pois os tucanos querem ter o apoio do PT nas disputas municipais no interior do estado, mas querem manter sua aliança com o prefeito carlista Bruno Reis.

Quem faz a ponte entre o PSDB e o governo petista é o mais novo tucano da praça, presidente da câmara municipal de Salvador Carlos Muniz que já deixou claro que se Geraldo JR conseguir unificar a base petista e for o candidato da oposição terá seu apoio na disputa de 2024.

A bancada tucana na ALBA é contra a aliança, pois todos foram eleitos com um forte discurso oposicionista, mas os articuladores políticos do governo Jerônimo atuam nos bastidores do poder com o forte argumento que se os tucanos abandonarem o carlismo vão crescer muito no interior do estado.

Fato é que o modelo de aliança política estabelecido pelo Partido dos Trabalhadores todos os partidos aliados cresceram enquanto no grupo carlista os tucanos são apenas sombra do carlismo.

Bruno Reis mesmo não sendo o líder da oposição tem que responder aos mais diversos questionamentos sobre o assunto já que o seu grande parceiro ACM Neto apenas usa as redes sociais para criticar o governo petista que busca apostar na relação histórica do carlismo com os tucanos.

Os tucanos podem usar o flerte com PT para valorizar mais nas negociações com os carlistas e quem sabe buscar a vaga de vice na chapa do candidato governista Bruno Reis em 2024.

Jutahy Magalhães um tucano tradicional aliado carlismo deixou claro que defende que os tucanos devem fazer jogo duplo em 2024 mantendo a aliança com o prefeito carlista Bruno Reis na capital de todos os santos e no interior apoio os candidatos da base petista algo que não deve ser aceito pelos articuladores políticos da base de Jerônimo Rodrigues.

Quem viver verá.

mais artigos

Advertisment

Mais popular

JEAN PRATES DEIXARÁ O PT?

O ex-presidente da Petrobras petista Jean Paul Prates tem futuro político indefinido após deixar o comando...

HADDAD NÃO SALVARIA PRATES NA PETROBRAS

A saída do petista Jean Paul Prates do comando da Petrobras gera um barulho gigantesco...

PRATES DEIXA PETROBRAS ATIRANDO CONTRA MINISTROS

A queda do petista Jean Paul Prates da presidência Petrobras maior estatal brasileira sacudiu os bastidores do poder na capital federal,...