O ano de 2024 é o primeiro ano onde o dia nacional da consciência negra é reconhecido como feriado nacional, a data marca a maior do maior líder brasileiro na luta contra o racismo.
Muito mais importante do que curtir o feriado como muitos brasileiros, essa data deve servir para aflorar o debate sobre o racismo não seja travado nos tribunais, mas em todos os setores de nossa diversa sociedade.
O combate ao racismo ao contrário do que muitos acreditam não deve ser uma luta apenas dos negros, não existe um ser humano que tenha nascido racista, o que existe são seres humanos que nascem em uma sociedade racista e por conta da impunidade que vivemos durante muitas décadas são estimulados a terem um comportamento criminoso que deve ser combatido por todos com todas as forças.
É fato que o Brasil avançou muito no combate ao racismo, mas não podemos acreditar que o racismo deve ser combatido com a força da legislação, o racismo deve ser combatido mostrando para uma nova geração que nasceu livre da escravidão, mas ainda não está livre do pré-conceito e do ódio que meninos e meninas negras devem ter orgulho não apenas da sua cor, mas também de suas raízes de um povo guerreiro.
Combater o racismo é missão de todos nós, é fundamental levar essa batalha para além do novembro negro.