A última batalha entre Partido dos Trabalhadores e União Brasil em 2024 será em Camaçari, que pela primeira vez em sua história terá segundo turno.
Camaçari é uma das maiores e mais importantes cidades do interior baiano com um tradicional polo industrial do Brasil onde surgiu o Partido dos Trabalhadores na Bahia.
Atualmente a cidade possui uma fábrica chinesa BYD empresa que está revolucionando não apenas o mercado de carros elétricos, mas também o mundo da tecnologia.
A chegada de uma empresa de porte internacional sem dúvida alguma foi uma gigantesca conquista dos governos petistas de Jerônimo Rodrigues e Lula.
Segundo os chineses que representam a empresa, os investimentos feitos em Camaçari são para que BYD seja não apenas uma indústria automotiva, mas sim um grande centro de desenvolvimento de novas tecnologias.
O primeiro turno terminou com uma vitória do candidato petista, ex-prefeito e ex-deputado federal Luiz Caetano por apenas 559 votos contra o candidato governista Flávio Matos do União Brasil.
Nos bastidores do poder a ordem nos dois partidos é que diversas lideranças políticas dos quatro cantos do estado para impulsionarem seus aliados neste segundo turno.
Enquanto o União Brasil aposta em ACM Neto e o prefeito Bruno Reis, o PT aposta em Jerônimo Rodrigues, Rui Costa, Jaques Wagner, Otto Alencar e o presidente Lula.
Para muitos essa disputa é uma prévia da disputa para o governo estadual em 2026 e tem tudo para ser uma das mais emocionantes do Brasil.