Os bastidores do poder estão bastante movimentados não apenas eleições municipais mais também mirando a disputa estadual em 2026
O PP que em 2022 rompeu aliança de mais de uma década com o governo do Partido dos Trabalhadores na boa terra abraçou o carlismo provocando um grande racha no partido que após a derrota foi esvaziado.
Em meio às disputas municipais de 2024 a legenda adotou postura independente, mas nos bastidores do poder os parlamentares progressistas estão cada vez mais próximos do governo Jerônimo Rodrigues.
Na disputa interna do PP os Leões foram duramente derrotados com eleição do novo presidente Mário Negromante Júnior que assim como sua família possui uma aliança histórica com o PT.
Nos bastidores do poder parlamentares e candidatos do PP já discutem abertamente o retorno da aliança, por acreditarem que o partido perdeu relevância política após abraçar o carlismo onde a família Leão sacrificou o partido que racionalmente tinha sua força no interior do estado priorizando seus projetos pessoais enquanto Mario voltará a base governista para quem sabe fazer legenda a ter força no interior.
O fato concreto é que não apenas o PP perdeu espaço político no interior do estado, mas também a poderosa família Leão perdeu espaço político.
O governador petista Jerônimo Rodrigues já deixou claro que seu gabinete está de portas abertas para dialogar com todos os partidos, mas não deseja discutir alianças para as eleições de 2026.
O PP deseja fazer parte da chapa petista em 2026, onde enfrentará fortíssima concorrência de outros grandes partidos.
Para a base carlista essa é uma derrota dura que mostra como o coronelismo enfraquece partidos como PP e PDT.