As disputas municipais Brasil afora vão ser decisivas não apenas para o presidente Lula, mas também para o futuro do Partido dos Trabalhadores.
Para o eleitor as eleições de 2026 estão muito distantes, mas para os partidos são as eleições municipais que formam a base dos parlamentares.
O PT foi massacrado pelo golpe contra a presidenta Dilma e a quadrilha da lava-jato acontecimentos políticos que tiveram impacto direto no número de prefeituras que o partido governa em todos o país além do crescimento do bolsonarismo nas regiões Norte, Sul e sudeste do Brasil além do forte impacto do orçamento secreto no tabuleiro do poder nas mais de 5 mil cidades brasileiras.
Para Lula, algumas batalhas de 2024 podem ter grande impacto na guerra que será a disputa de 2026 como, por exemplo, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte neste 3 cidades o Partido dos Trabalhadores possui candidato apenas na capital mineira onde a legenda aposta em Rogério Correia.
Em São Paulo e Rio de Janeiro o PT aposta em alianças com o PSOL de Guilherme Boulos, que segundo as pesquisas têm grandes chances de vencer no maior colégio eleitoral do país e na cidade maravilhosa aposta em Eduardo Paes do PSD favoritismo a reeleição.
Outra capital onde será muito interessante acompanhar o desempenho do PT é Porto Alegre onde a ex-ministra Maria do Rosário que está em segundo nas pesquisas eleitorais.
Para o PT é fundamental vencer em cidades grandes para mostrar ao cidadão a força transformadora do modo petista de governar e alavancar a candidatura de Lula à reeleição em 2026.