A queda do petista Jean Paul Prates da presidência Petrobras maior estatal brasileira sacudiu os bastidores do poder na capital federal, pois além de ser demitido Prates deixou o comando da petroleira nacional cuspindo cobras, lagartos, marimbondos e abelhas africanos contra dois poderosos ministros do governo Lula.
Prates atribui a sua queda aos ministros Rui Costa da casa civil e Alexandre Silveira das minas e energia Prates estava com a mala no corredor a mais de um mês e deixou membros do governo bastante aborrecidos.
Rui Costa está cada vez mais fortalecido nos bastidores do poder, algo que tem incomodado setores do PT e Jean que é em termos técnicos muito capacitado, mas tem grandes dificuldades políticas e parece ter sido abandonado por seus aliados potiguares já que apenas a deputada federal Natália Bonavides fez uma declaração pública em apoio a ele.
Pra1tes fez parte da equipe de transição do governo Lula, era apontado nos bastidores do poder como um possível sucessor da governadora petista Fátima Bezerra, após essa demissão sem dúvida alguma terá que definir uma nova rota política para o futuro.
Caso a sua aliada governadora Fátima Bezerra o convide para ocupar um cargo no governo estadual, Prates pode ser um nome para quem sabe disputar uma cadeira na câmara federal.