Home Brasil GOVERNO LULA SUSPENDE DÍVIDA BILIONÁRIA DO RS POR 3 ANOS. 

GOVERNO LULA SUSPENDE DÍVIDA BILIONÁRIA DO RS POR 3 ANOS. 

by angelo@prov_net*
0 comments

O ministro da fazenda Fernando Haddad anunciou a suspensão da dívida bilionária do estado do Rio Grande do Sul, atingido pela maior tragédia climática da história do Brasil.

O estado gaúcho, que atualmente possui uma dívida de cerca de 100 bilhões de reais com a União, terá dívida suspensa por 36 meses e os juros de 4% também foram suspensos.

O Rio Grande do Sul terá 11 bilhões para a reconstrução.

O anúncio da suspensão da dívida foi feito em reunião com as presenças do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do governador gaúcho, Eduardo Leite – que participou de forma remota -, dos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), do vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, do vice-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo, além de outros ministros do governo federal, como Rui Costa (Casa Civil) e Paulo Pimenta (Comunicação Social).

Segundo Haddad, a suspensão da dívida e renúncia dos juros está prevista em proposta de lei complementar que será enviada ao Congresso Nacional, que precisa aprovar o texto. O projeto de lei prevê que os recursos que o Rio Grande do Sul deveria pagar à União sejam depositados em um ‘fundo contábil’ com aplicação exclusiva em ações de reconstrução da infraestrutura do estado.

“Essa [proposta de] lei complementar prevê a suspensão do pagamento da dívida do Rio Grande do Sul, 100% do pagamento, durante 36 meses. E, para além disso, é importante frisar esse aspecto que eu vou citar. Os juros da dívida serão zerados sobre o estoque, sobre todo o estoque da dívida, pelo mesmo prazo. O que significa dizer que nós vamos poder contar com cerca de R$ 11 bilhões, que seriam destinados ao pagamento da dívida do Rio Grande do Sul, frente à União, para um fundo contábil, que deverá ser investido na reconstrução do estado, segundo um plano de trabalho que o senhor [governador] vai elaborar, junto com sua equipe, evidentemente, em diálogo com o povo do Rio Grande do Sul”.

Ao final dos 36 meses, os juros sobre o estoque de todo o período estarão sendo perdoados, o que é superior à soma das 36 parcelas”.

O estado passa por gigantescas dificuldades financeiras desde os tempos da ex-governadora tucana Yeda Crusius.

Com a assinatura deste acordo, o governo Lula e o ministro petista Fernando Haddad mostram ao Brasil que mais importante do que ter responsabilidade fiscal, é preciso que os governantes tenham responsabilidade social.

You may also like

About Us

Soledadu00a0is the Best Newspaper & Magazine WordPress Theme with tons of options, customizations and demos ready to import. This theme is perfect for blogs and excellent for online stores, news, magazine or review sites. Buy Soledad now!

u00a92022 Soledad, A Media Company – All Right Reserved. Designed and Developed by PenciDesign