A disputa pela presidência do Partido Progressista na Bahia gerou um, racha histórico na legenda que foi ao lado do Partido dos Trabalhadores uma das grandes forças políticas do estado, mas desde que os Leões abraçaram o velho e derrotado carlismo busca recolher os caquinhos e ser competitivo nas disputas municipais de 2024.
A divisão entre os progressistas fez surgir uma nova força política na boa terra que deve ser observada com bastante atenção.
O experiente ex-deputado federal Ronaldo Carletto, que em 2024 foi suplente de Cacá Leão na chapa carlista mesmo sendo contra o rompimento dos progressistas com o PT, mas, por outro lado, sempre foi visto como homem de confiança dos Leões.
Assim como Ronaldo Carletto, que tem Neto como deputado federal e faz parte de uma tradicional família de políticos nos bastidores do poder, muitos ex-colegas de partido desdenharam de Carletto por não acreditar que o ex-deputado seja capaz de fazer do Avante uma força política relevante no estado.
Ronaldo Carletto fez uma grande festa na sede da UPB cercado de lideranças dos quatro cantos do estado com a presença de todas as grandes estrelas petistas mostrando força política e garantindo aos quatro cantos que seguirá de mãos dadas firme e forte com o Partido dos Trabalhadores, aos poucos Carletto que costurou sua filiação ao Avante nos bastidores do poder com apoio do ministro petista Rui Costa, do líder do governo Lula, no congresso senador Jaques Wagner e do governador petista Jerônimo Rodrigues, e poucos messes após sua filiação o Avante já está se mobilizando nos quatro cantos do estado e somando até o momento 45 prefeitos e muitos vereadores.
Carletto que chegou no novo partido em alta como presidente estadual da legenda participa de todos os atos de filiação das mais diversas lideranças interioranas e já começou a construir um projeto para ser candidato ao senado quando a Bahia vai eleger 2 senadores em 2026.
É fato que ter representatividade nos quatro cantos do estado é um fator importante para ser competitivo em 2026, mas obviamente não é o único fator.
BATALHA DE CARLETTO SERÁ CONTRA PSD EM 2026
Vale lembrar que em 2026 termina o mandato do social democrata Ângelo Coronel que em 2018 foi eleito graças a força dos seus poderosos padrinhos Otto Alencar líder do seu partido e Jaques Wagner que deram uma gigantesca demonstração de força política ao conseguirem eleger um inexpressivo ex-presidente da assembleia estadual senador da república.
Coronel que conseguiu eleger seus filhos deputados em 2022 mesmo sem derramar uma gota de suor pela eleição do governador petista Jerônimo Rodrigues sabe que o seu distanciamento não apenas das estrelas petistas, mas também da militância do partido dificultam muito uma tentativa de reeleição e por isso já declarou por algumas vezes que em 2026 vai se aposentar da política.
O distanciamento de Coronel das estrelas e da base do Partido dos Trabalhadores faz outro nome muito forte da política estadual o deputado federal Otto Alencar Filho o deputado federal mais votado do estado em 2018 que sendo candidato no lugar de Coronel mantém o confortável espaço do PSD na chapa majoritária conta com o apoio das estrelas petistas que devem ocupar a outra vaga e assim não disputaria com seu pai Otto Alencar que em 2026 estará na metade do seu mandato.
A missão de Caletto para disputar uma cadeira como senador é extremamente dura, mas como um político muito experiente ele sabe que para sonhar alto não poderia ser sombra dos Leões progressistas e sem o mandato como deputado federal terá 3 anos para montar um projeto forte para o seu novo partido.