O estado do Rio Grande do Norte, que vive uma semana marcada por vandalismo e tensão, recebe nesta segunda-feira a visita do ministro da justiça Flávio Dino.
O anúncio que vim fazer a governadora, e ao RN, e a todas as autoridades estaduais, é a de que neste ano, por intermédio da Secretaria de Segurança Pública, do secretário Tadeu, e por intermédio da Secretaria Nacional de Política Penal (Senapen), vamos investir R$ 100 milhões no RN. Este recurso será repassado ao RN para as áreas que foram definidas neste diálogo com o Governo Estadual.”
“Nós estamos também destinando recursos para o sistema penitenciário. Nós sabemos que essa é uma demanda fundamental para haver superação deste quadro de crise, e esses recursos serão destinados à construção de uma nova unidade e ampliação de vaga nas unidades existentes. Estes recursos também irão para o programa de trabalho, programas de compra de equipamento como bodyscan, Raio-X e Tornozeleiras eletrônicas.” Segundo Dino, esses recursos são “novos” e independem da verba já definida pelo governo do Fundo Nacional de Segurança Pública.
FLÁVIO DINO, MINISTRO DA JUSTIÇA
O presidente Lula, que acompanha a crise na segurança pública do estado nordestino, declarou que o governo federal seguirá dando total apoio às forças de segurança.
Segundo dados divulgados pelo governo estadual, os ataques reduziram 93%