Independente de concordar com aqueles que acreditam que o camisa 10 do alvinegro praiano é o maior jogador de futebol ou maior atleta do século, ou não, uma coisa é fato: Pelé foi com toda certeza o maior embaixador do Brasil nos quatro cantos do planeta.
Eu não acredito que Pelé seja o maior da história do futebol, mas é impossível negar que Pelé é um símbolo de um Brasil mágico e vencedor que o mundo inteiro é apaixonado.
Pelé viveu as maravilhas de ser um astro pop brilhando com a camisa de um time brasileiro na era de ouro do rádio, onde os campeonatos estaduais são o momento mais valioso da temporada e os clubes faziam diversas excursões ao redor do mundo.
Onde não existiam documentários e séries para mostrar os bastidores do mundo da bola, Pelé foi o craque da era do rádio e da TV em preto e branco quando o sonho da molecada era brilhar no Maracanã com a camisa verde amarela.
Pelé foi pentacampeão mundial e referência para muitos garotos mundo afora a grande estrela que levou o futebol para a terra do Beisebol.
Pelé fez um clube que não é de uma grande capital ser conhecido e respeitado em todo o planeta.
Pelé foi um dos maiores do esporte.