Provocador

PRIMEIRA GRANDE VITÓRIA DE LULA E HADDAD NO CONGRESSO

Mesmo sem tomar posse, a dupla petista Lula e Fernando Haddad conquistaram uma grande vitória para o futuro governo com a aprovação da ampliação do orçamento público federal aprovado pelo congresso nacional nos últimos dias de 2022.

A ampliação proposta pelo futuro governo petista valem apenas para o ano fiscal de 2023, o novo governo terá que apresentar uma nova regra fiscal para substituir o polêmico teto de gastos criado no governo golpista de Michel Temer que nunca foi cumprido pelo governo liberal de extrema-direita de Jair Bolsonaro é alvo de críticas não apenas por parte dos petistas como também de outros partidos de esquerda nos tempos em que era oposição.

Derrubar essa regra que limita os investimentos públicos em setores fundamentais como saúde, educação, saneamento, habitação entre os setores será sem dúvida alguma o maior desafio do futuro ministro Haddad

Segundo determinação do ministro do supremo tribunal federal, o programa social bolsa família que vai substituir o auxílio Brasil deve ficar fora do teto de gastos.

O futuro governo petista também vai ampliar investimentos públicos no setor de saúde, garantindo o retorno do elogiado programa farmácia popular que permite que pessoas tenham acesso a medicamentos abaixo do preço em farmácias cadastradas em todo Brasil.

O novo orçamento garante ao futuro governo petista dar aumento real do salário mínimo após 6 anos.

Na educação, o futuro governo vai ampliar o valor da merenda escolar, possibilitando a alunos de escolas públicas de todo o Brasil uma alimentação de melhor qualidade.

O novo orçamento começa a valer no primeiro dia de 2023 e garante verba para conclusão de obras públicas espalhadas por todo o Brasil que geram emprego e renda para milhares de trabalhadores, como prometido durante a campanha eleitoral petista de 2022.

Haddad, anunciado novo ministro da fazendo do terceiro mandato do presidente eleito petista Luiz Inácio Lula da Silva no dia 9 de dezembro de 2022, foi um dos negociadores governistas junto ao poder legislativo para aprovação da proposta do futuro governo.

Sair da versão mobile