Provocador

PETISTA JERÔNIMO RODRIGUES VENCE NO BAIXO SUL

O resultado das eleições na região do baixo foi praticamente igual ao resultado em todo o estado.

ACM Neto, que havia vencido em 8 municípios no primeiro turno, agora venceu em 4 da região.

O governador eleito da Bahia pelo PT, Jerônimo Rodrigues, venceu no Baixo Sul do Estado novamente neste segundo turno, além de ampliar o número de votos diante de seu oponente, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB).

Jerônimo obteve nos 15 municípios que compõem a região, 105.136 votos ou 52,91%. Já ACM Neto obteve 93.556 votos ou 47,09% do total de votos na região do Baixo Sul.

Desta vez Jerônimo venceu em 11 municípios: Aratuípe, Camamu, Gandu, Ibirapitanga, Igrapiúna, Jaguaripe, Piraí do Norte, Presidente Tancredo Neves, Taperoá, Teolândia e Wenceslau Guimarães.

ACM Neto venceu em 4 municípios: Cairu, Ituberá, Nilo Peçanha e Valença.

O TABULEIRO DO PODER NO BAIXO 

A região foi bastante disputada pelos dois candidatos nesta eleição com eventos marcantes de ambos os lados, a campanha petista mostrou enorme poder de reação ao reverter resultados.

A região que avançou muito em setores como saúde com a policlina é extremamente carente em diversos outros setores como infraestrutura e por conta de divisões locais não consegue ter o mínimo de unidade política para ter uma representação forte no legislativo estadual capaz de defender aquilo que de fato interessa,a região, pois o foco é atender os interesses de grupos locais.

Vamos ver como esse resultado vai impactar nas costuras políticas para as disputas municipais de 2024.

Este artigo possui informações do  site BAIXO SUL EM ALTA.
Sair da versão mobile