O resultado das eleições na região do baixo foi praticamente igual ao resultado em todo o estado.
ACM Neto, que havia vencido em 8 municípios no primeiro turno, agora venceu em 4 da região.
O governador eleito da Bahia pelo PT, Jerônimo Rodrigues, venceu no Baixo Sul do Estado novamente neste segundo turno, além de ampliar o número de votos diante de seu oponente, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB).
Jerônimo obteve nos 15 municípios que compõem a região, 105.136 votos ou 52,91%. Já ACM Neto obteve 93.556 votos ou 47,09% do total de votos na região do Baixo Sul.
Desta vez Jerônimo venceu em 11 municípios: Aratuípe, Camamu, Gandu, Ibirapitanga, Igrapiúna, Jaguaripe, Piraí do Norte, Presidente Tancredo Neves, Taperoá, Teolândia e Wenceslau Guimarães.
ACM Neto venceu em 4 municípios: Cairu, Ituberá, Nilo Peçanha e Valença.
O TABULEIRO DO PODER NO BAIXO
A região foi bastante disputada pelos dois candidatos nesta eleição com eventos marcantes de ambos os lados, a campanha petista mostrou enorme poder de reação ao reverter resultados.
A região que avançou muito em setores como saúde com a policlina é extremamente carente em diversos outros setores como infraestrutura e por conta de divisões locais não consegue ter o mínimo de unidade política para ter uma representação forte no legislativo estadual capaz de defender aquilo que de fato interessa,a região, pois o foco é atender os interesses de grupos locais.
Vamos ver como esse resultado vai impactar nas costuras políticas para as disputas municipais de 2024.