PRESIDENTE DA CPI DA COVID É REELEITO

O social democrata Omar Aziz, que presidiu a comissão parlamentar de inquérito que investigou a atuação do desgoverno de extrema-direita  na pandemia de covid-19 venceu a eleição no Amazonas com 41,42% dos votos contra o bolsonarista liberal Coronel Menezes, que conquistou 38,98% dos votos o ex-governador foi um dos defensores da aliança entre o petista Lula já no primeiro turno, mas a aliança foi celada no segundo turno.

O tucano Artur Virgílio Neto, que durante o auge do surto de covid era  prefeito de Manaus, tentou voltar ao senado federal, mas obteve apenas 9,50% dos votos antes de ser candidato ao senado, o tradicional tucano disputou as polêmicas prévias presidenciais do PSDB onde também foi duramente derrotado.

Na disputa para o governo estadual, duas lideranças muito experientes da política amazonense que já governaram o estado e hoje estão na oposição fizeram uma disputa emocionante pela segunda vaga para o segundo turno.

O ex-governador Amazonino Mendes, do Cidadania,0 que declarou apoio a Lula no segundo turno da disputa presidencial, por pouco ficou fora do segundo turno com 18,56 dos votos, enquanto o ex-ministro de minas e energia Eduardo Braga, que contou com o apoio do petista Lula, alcançou 20,99% dos votos.

O ex-ministro Eduardo Braga, membro da CPI da covid vai enfrentar o atual governador Wilson Lima do União Brasil, alvo de investigação por não apenas por sua atuação durante a pandemia, mas também antigos membros do governo estadual.

Em Manaus, cidade que chocou o Brasil pelas enormes filas nos hospitais durante a pandemia com pessoas morrendo sem oxigênio, o bolsonarista Wilson Lima venceu com 34,37% dos votos, enquanto obteve 13,22% dos votos.

Na disputa presidencial o vencedor no estado foi o petista Lula com 49,58 e o liberal Jair Bolsonaro 42,80% dos votos.

Na disputa legislativa destaque para ex-senadora comunista Vanessa Graziotin que lutou bravamente contra o golpe em 2016 e que em 2022 obteve apenas 36,816 e não foi eleita deputada federal assim como o social democrata Marcelo Ramos ex-vice-presidente da câmara dos deputados que fez oposição ao presidente liberal Jair Bolsonaro conquistou apenas 74,387 votos e acabou apenas como suplente.

mais artigos

Advertisment

Mais popular

JEAN PRATES DEIXARÁ O PT?

O ex-presidente da Petrobras petista Jean Paul Prates tem futuro político indefinido após deixar o comando...

HADDAD NÃO SALVARIA PRATES NA PETROBRAS

A saída do petista Jean Paul Prates do comando da Petrobras gera um barulho gigantesco...

PRATES DEIXA PETROBRAS ATIRANDO CONTRA MINISTROS

A queda do petista Jean Paul Prates da presidência Petrobras maior estatal brasileira sacudiu os bastidores do poder na capital federal,...