Os bastidores da política cearense estão fervendo com a guerra fria entre os pedetista Ferreira Gomes e os aliados da governadora pedetista Izolda Cela.
Diferente do que o presidencial Ciro Gomes costuma dizer ao apontar Lula como o grande culpado pelas rachaduras na aliança em PT e PDT no Ceará seu grande berço eleitoral o ex-ministro atua de forma escancarada para derrubar a candidatura de sua colega de partido a governadora Izolda Cela.
Ciro que teve seu irmão o senador Cid Gomes eleito governador e senador com apoio do PT acusou o ex-governador petista e pré-candidato ao senado Camilo Santana de ter “se vendido” e já está acertando com, Lula “qual ministério irá ocupar”
Ciro já deixou claro que deseja ver o seu aliado ex-prefeito de Fortaleza Roberto Claudio candidato ao governo, mas o petista Camilo Santana a quem Ciro já rasgou elogios e todos os outros integrantes da base governista defendem a reeleição de Izolda Cela.
O FATOR LULA
O ex-presidente e pré-candidato petista Lula acompanha a guerra com muita atenção e nos bastidores defende a candidatura de IZolda primeira mulher governadora do Ceará assim como Camilo e todos os petista do estado Lula não deseja romper com os Ferreira Gomes, mas caso o PDT escolha Roberto Claudio garante que o PT terá candidato próprio.
JOGO DOS FERREIRA GOMES
Ciro que fez sempre questão de mostrar para o Brasil sua força eleitoral no Ceará para tentar alavancar o nome de Roberto Claudio defendeu que uma pesquisa encomendada pelo PDT garantindo que aquele que estiver melhor colocado seria abraçado pelo partido.
Nesta pesquisa Roberto Claudio aparece empatado com o bolsonarista Capitão Wagner do União Brasil. Enquanto Izolda aparece 20 pontos atrás de Wagner
Quando a avaliação é feita sobre a rejeição dos candidatos o ex-prefeito Roberto Claudio possui uma rejeição maior do que Izolda.
CIRO DIZ QUE COM IZOLDA GANHA MAIS NÃO LEVA
Ciro quer ser o padrinho de mais uma candidatura governista e caso Izolda seja eleita em 2022 existe um enorme risco dos Ferreira Gomes não voltarem ao governo cearense, pois Camilo se eleito senador estará muito forte em 2026
IZOLDA TEM A CANETA
A primeira governadora do Ceará busca deixar claro que vai brigar até o último segundo pelo direito a disputar seu segundo mandato e conta com a força dos partidos aliados para isolar os Ferreira Gomes e unir as grandes lideranças democráticas do estado contra o bolsonarista Capitão Wagner.
O PT recebeu recentemente uma pesquisa encomendada pelo partido que não foi divulgada publicamente que deixou a bancada do partido com os olhos brilhando.
Nesta pesquisa os petistas Camilo Santana e Lula são apontados como as grandes forças eleitorais do estado enquanto na pesquisa da pesquisa encomendada pelos pedetista Ciro aparece na pesquisa presidencial com apenas 11%
A HORA DA DECISÃO
Enquanto os pedetistas vivem um verdadeiro terremoto interno que deixa o partido menor, o PT já está preparado para lançar candidatura própria aguardando a fritura de Izolda e o ex-presidente do senado aliado de Lula Eunício Oliveira esfrega as mãos esperando contar com o apoio de Lula para uma candidatura ao governo.