É incrível ver em diversos site e analistas políticos da região Nordeste colocam os prefeitos como peças fundamentais nas disputas estaduais.
É fato que os prefeitos têm direito de declarar apoio ao candidato que quiserem, pois, além de prefeitos são lideranças filiadas a partidos políticos e naturalmente participam de eventos de seus colegas de legenda, mas isso não significa de forma alguma que aquele candidato que contar com apoio de um número maior de prefeitos seja extremamente na disputa para o governo estadual.
Essas alianças geram muitas manchetes em diversos sites regionais e impulsionam os candidatos nas redes, mas diferente do que muitos analistas costumam dizer os prefeitos não são figuras decisivas na eleição estadual.
O eleitor brasileiro já mostrou ser politizada o suficiente para conseguir separar o que deseja de um prefeito e o que deseja de um governador as pautas de uma eleição municipal e de uma eleição estadual são completamente diferentes.
Aqueles que seguem apontando a influência de prefeitos em disputas estaduais demonstram que ficaram parados no tempo e possuem preguiça de fazer uma análise mais elaborada.