Uma bomba sacudiu a política paraibana a volta do ex-prefeito da capital João Pessoa Luciano Cartaxo que estava no Partido Verde e já foi filiado ao Partido dos Trabalhadores partido que deixou em 2015 quando a legenda viveu uma crise nacional onde foi acusada de ser uma quadrilha.
Para a volta de Luciano Cartaxo ao Partido dos Trabalhadores o ex-governador Ricardo Coutinho foi uma figura fundamental, pois Ricardo apontado por muitos como o melhor governador da história do estado da Paraíba defende que esse é o momento de união e reconstrução do Brasil com um projeto verdadeiramente desenvolvimentista onde a esquerda se una em torno de Lula já no primeiro turno.
Ricardo é uma forte liderança paraibana com uma enorme capacidade articulação política que é alvo de perseguição política com a operação cavaleiro que levou ele para a cadeia, mas assim como seu grande companheiro Lula Coutinho tem grande chance de voltar a brilhar caso seja eleito senador.
Coutinho deixou o governo do estado com aprovação gigantesca e elegeu seu antigo aliado João Azevêdo que traiu todo o grupo político jogando o estado da Paraíba novamente no atraso e chegou ate a tentar se atirar no colo de Lula tentando fisgar uma lasquinha da popularidade do petista.
A volta de Ricardo Coutinho mostra que já está dando bons frutos ao partido que está sendo fortalecido e buscando se unir ao PDT de Lígia Feliciano que foi vice de Coutinho.
A tendência é que Cartaxo seja candidato ao governo contra o tucano Pedro Cunha Lima filho do ex-senador tucano Cássio Cunha Lima e o atual governador João Azevedo.