BOLSONARO FAZ ALIANÇA COM CORONÉIS DO NORDESTE

O presidente de extrema-direita Jair Bolsonaro começou o ano político de 2021 tendo muito o que celebrar e já começa mesmo que de forma muito discreta a costurar alianças de na eleição presidencial de 2022.

O principal foco de articulação de Jair Bolsonaro é o Nordeste maior região brasileira em número de estados e um colégio eleitoral onde em 2018 o então candidato de extrema-direita sofreu uma duro derrota

Para uma melhor compreensão desta análise é de fundamental importância que o eleitor e leitor entenda que as figuras políticas que vão ser citadas neste artigo são tradicionalmente aliados históricos da velha direita liberal tucana que está sendo seduzida cada vez mais com maior indesteridade pelo bolsonsonarismo governista que é o maior adepto da tão criticada boquinha e velha política e que Jair Bolsonaro caminha a passos largos para ser o candidato do centrão em 2022.

BOLSONARISTAS NA TERRA DE TODOS OS SANTOS

Jair Bolsonaro que durante a campanha eleitoral de 2018 mentiu de forma deslavada para o eleitor garantindo que não ia jogar o jogo da velha política está mostrando ser um mestre no jogo poder conseguindo não apenas capturar o tão desejado e poderoso centrão em seu favor como também provocar muito barulho na velha direita liberal tucana prova disso é o pacto selado entre Bolsonaro e o ex-prefeito de Salvador e pré-candidato ao governo baiano.

Vale lembrar que o forte democrata presidido por ACM é o antigo PFL que sempre esteve ao lado dos militares desde os duros tempos da ditadura militar por isso peço licença ao leitor e eleitor para me referir ao Democratas como PFL.

ACM sabe muito que politicamente é extremamente valioso contar com o apoio do governo federal em um ano eleitoral e como o desejado e poderoso centrão colocou a força da sua bancada legislativa na mesa de negociação com os bolsonaristas se comprometendo não apenas em ser parte da sopa de letrinhas que é a base legislativa do desgoverno, o malandro Jair Bolsonaro deixou claro durante essa negociação que não basta apoio legislativo também é fundamental que ACM atire ao mar um dos seus principais aliados o deputado carioca Rodrigo Maia que está muito próximo de mudar de partido.

Neto parece estar muito próximo de abocanhar o ministério da educação que possui um dos orçamentos, mais gordos da explanadas dos mistérios e manter o privatista Paulo Guedes que já atuou como consultor econômico do PFL e a menina veneno ministra da agricultura Tereza Cristina.

Para o ministério da educação quem está no radar do desgoverno bolsonarista é o deputado federal republicano João Roma atualmente homem forte do carislismo.

Pode parece muito estranho colocar um aliado do governador petista baiano Rui Costa nesta análise de aliados do bolsonarismo, mas não é.

Entre os partidos que estão cotados para receber Jair Bolsonaro de braços abertos e tapete vermelho é PP partido que Jair Bolsonaro já fez parte e tem como novo líder da bancada federal o filho do vice-governador João Leão que já deixou claro que pode ser candidato ao governo estadual e poder ser líder do palanque bolsonarista na boa terra de todos os santos.

O filho de Leão Caca é muito próximo ao novo presidente da câmara alagoano Arthur Lira.

VELHA DIREITA TUCANA LIBERAL PERDE ALIADOS TRACIONAIS PARA O BOLSONARISMO

No maranhão mesmo com o governador comunista Flávio Dino sofrendo uma dura derrota nas eleições da capital São Luiz possui muita força no interior do estado do Maranhão resta apenas ao ditador maranhense José Sarney abraçar o bolsonarismo e fazer com seus poucos aliados locais mostrem ao eleitorado que possuem uma articulação com o governo federal que pode significar mais investimento no interior do estado nordestino.

Em Pernambuco pelo estilo traidor do parlamentar pernambucano Fernando Bezerra Coelho que hoje é líder do desgoverno bolsononarista no senado, que em um passado recente foi ministro da integração nacional da petista Dilma Rousseff e emplacou seu filho como ministro de minas e energia do governo do golpista Michel Temer é muito provável que Bezerra Coelho que foi eleito senador como membro da coligação do socialista Paulo Câmara pode romper com essa aliança para ser o candidato do bolsonarismo em Pernambuco em 2022, pois Bezerra é um político bastante experiente e sabe muito bem da força da poderosa maquina do governo federal em uma eleição estadual.

Caso o socialista ex-prefeito da capital pernambucana Recife o socialista Geraldo Juliio for confirmando como candidato ao governo pernambucano não será surpresa alguma Bezerra ser apresentado como o candidato bolsonarista na terra do frevo.

Em Alagoas que está a poucos passos de vestir a camisa do bolsonarismo é o ex-presidente e senador alagoano Fenando collor que é cotado para ser ministro de relações exteriores na tão aguardada reforma ministerial do desgoverno bolsonarista que começa apenas depois do carnaval.

Com uma aliança firme com o bolsonarismo Collor aumentaria suas chances de disputar o governo de alagoas contra a tradicional família Calheiros e ser o palanque bolsonarista em Alagoas.

No Ceara Jair Bolsonaro não precisar muita força para emplacar o baderneiro capitão Wagner que quase venceu a eleição em Fortaleza e assusta muito a poderosa família Ferreira Gomes que deve lançar o ex-prefeito da capital Roberto Cláudio em 2022.

O Piauí é o único estado da região Nordeste onde Jair Bolsonaro tem um candidato praticamente fechado para 2022 é o senador e presidente nacional do PP que faz campanha aberta para que o presidente da república volte ao PP.

Ciro que foi eleito senador com apoio do petista Wellington Dias já deixou claro que deseja disputar o governo do estado e pode ter Jair Bolsonaro em seu palanque.

No Rio Grande do Norte a poderosa família que é oposição ferrenha a petista Fátima Bezerra e possui hoje dos nomes bolsonaristas que podem ser lançados em 2022 o genro do dono do SBT ministro das comunicações Fabio Faria que tem como sua grande missão vender os correiros.

Outra alternativa é o pai do ministro das comunicações e ex-governador Robinson Faria que quebrou o estando dando calote nos policiais e alvo de operações da PF por conta de acusações de desvios de recursos públicos antes de ser governador quando presidia o legislativo estadual no governo de Rosauba Cearlini

A região Nordeste com toda certeza será peça chave nos rumos da eleição presidencial.

mais artigos

Advertismentspot_imgspot_imgspot_img

Mais popular