MAS DEFINE NOME DOS CANDIDATOS QUE VÃO DISPUTAR ELEIÇÕES NA BOLÍVIA.

ELEIÇÕES BOLIVIANAS ESTÃO MARCADAS PARA O DIA 03 DE MAIO DE 2020.

O Movimento ao Socialismo partido do ex-presidente boliviano Evo Morales que foi derrubado no meio de seu terceiro mandato e entrou para a história política do país sul americano ao se tornar o primeiro índio a presidir a Bolívia se reuniu neste domingo (19) para definir e comunicar o país sobre qual seria a dupla que vai representar o partido do ex-sindicalista  na disputa eleitoral que será realizada no próximo dia 03 de maio e foi convocada pela senadora aliada do bloco militar que comanda o país atualmente e alto proclamada presidenta.

O anuncio foi feito na capital Argentina Buenos Aires onde o ex-presidente Evo Morales está refugiado desde o fim do ano de 2019 em entrevista coletiva.

O novo candidato à presidência do MAS, Luis Arce, foi o Ministro da Economia e Finanças da Bolívia duas vezes; a primeira entre 2006 e 2017 e a segunda de 23 de janeiro de 2019 a 10 de novembro de 2019, durante o primeiro, segundo e terceiro governo do presidente Evo Morales Ayma.

Por outro lado, a proposta à vice-presidência da equipe de Morales, David Choquehuanca, é um aimará boliviano, pachamamista e líder político, que atuou como Ministro de Relações Exteriores no período 2016-2017 e, em seguida, ocupou o cargo de Secretário-Geral da ALBA (Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América) entre 2017 e 2019.

Os candidatos eleitos compartilham o acordo com a unidade que os apoia na defesa das lutas dos movimentos sociais por transformações políticas e econômicas que favorecem o povo boliviano.

Nos governos do líder indígena Evo Morales a Bolívia chegou a registar o maior crescimento econômico dentre os países da América latina.

Sob o comando da senadora alto proclamada presidente da Bolívia o país vem enfrentando duros confrontos entre as forças militares e o setor mais pobre da população que foi as ruas para defender o seu voto e a continuidade do governo Morales que venceu a disputa eleitoral com mais de 10 pontos percentuais de vantagem para o segundo colocado candidato de direita Carlos mesa.

mais artigos

Advertisment

Mais popular

O ESTADO MATOU MARIELE FRANCO?

No histórico domingo, dia 24 de março, após longos 6 anos de espera, dor e enorme...

UNIÃO BRASIL EXPULSA ACUSADO DE MATAR MARIELE

O deputado federal Chiquinho Brazão preso sendo expulso do Partido União Brasil neste domingo, pelo...

CIRO COSTURA ALIANÇA COM OS TUCANOS POR VINGANÇA DO PT

O ex-ministro e ex-governador do Ceará Ciro Gomes, mesmo após sofrer duras derrotas em sequência, segue...