AS LIÇÕES DA COMPADECIDA

Sem duvida alguma foi incrível rever as aventuras dos espertos João Grilo e Xicó pelo sertão nordestino brilhando mais uma vez na tela da TV Globo, deixando lições extremamente importantes para um país covarde como o Brasil que em pleno século XXI não tem a coragem de debater um dos principais pecados, o racismo e o falso moralismo.

O último episódio quando o pobre e esperto João Grilo bate as botas, e com quase todo o elenco parte para o que podemos chamar do dia do juízo final, é o que deixa, com toda a certeza, as maiores lições para todos nos pecadores que vivemos dia sim e outro também apontando todos os dedos uns para os outros.

A primeira grande lição é que o todo poderoso pode ser sim, um jovem negro brilhantemente interpretado pelo ator Mauricio Gonçalves e filho de uma nossa senhora branca interpretada pela melhor atriz brasileira da história Fernanda Montenegro, pois vivemos em um país que foi construído por diversas raças abençoado por DEUS e bonito por natureza.

A segunda grande lição é que ate mesmo aqueles que se colocam na sociedade como legítimos representantes da fé, e do todo poderoso, comentem sim, seus pecados como todos os seres humanos da terra, e usam do seus cargos e das leis criadas por outros homens, tão pecadores como eles, para tirarem as suas lasquinhas em um mundo capitalista onde cada vez mais o ser humano vale apenas pelo que ele tem e não pelo que ele é, os líderes religiosos mais capitalistas da história da sétima arte são interpretados por Lima Duarte e Rogério Cardoso.

A última grande lição é dada por JESUS e sua mãe que são interpretados por Fernanda Montenegro e Mauricio Gonçalves que mostram que todos nós cometemos erros e podemos nos arrepender e ter sim direito a uma segunda chance.

Que o todo poderoso não precisa de roupas elegantes para mostrar que tem poder e que pode ser representado ate mesmo por um mendigo que muitas vezes é menosprezado e ridicularizado pelo seu semelhante.

Viva a arte, cultura e o cinema brasileiro!

Obrigado mestre paraibano de alma pernambucana Ariano Suassuna

mais artigos

Advertisment

Mais popular

O ESTADO MATOU MARIELE FRANCO?

No histórico domingo, dia 24 de março, após longos 6 anos de espera, dor e enorme...

UNIÃO BRASIL EXPULSA ACUSADO DE MATAR MARIELE

O deputado federal Chiquinho Brazão preso sendo expulso do Partido União Brasil neste domingo, pelo...

CIRO COSTURA ALIANÇA COM OS TUCANOS POR VINGANÇA DO PT

O ex-ministro e ex-governador do Ceará Ciro Gomes, mesmo após sofrer duras derrotas em sequência, segue...