Ontem Portugal viveu mais um dia histórico com a reeleição do primeiro-ministro socialista Antônio Costa que seguirá no comando dos nossos descobridores por mais quatro anos.
Os socialistas conquistaram 36% dos votos sendo vencedores das eleições legislativas enquanto os liberais do PSD liderados por Rui Rio que é a grande voz do partido oposicionista em Portugal que obteve apenas 27% dos votos.
O discurso da vitória de Antônio Costa sem duvida entrou para a história do país que sem duvida alguma pode servir de exemplo para toda a esquerda do planeta, pois ele deixa claro qual é o segredo do sucesso do governo que Portugal, crescer mais do que a media da União Europeia.
Costa reconheceu algo muito importante na política que mesmo os socialista sendo o partido mais querido do eleitorado deixou a porta aberta para a ampliação do arco de alianças para fortalecer a governabilidade no parlamento, dando sinais que abrirá dialogo com comunistas mesmo com fortes criticas ao governo, e estabelecer dialogo com PAN, um partido jovem que defende uma economia moderna e cada vez menos poluente.
Costa fez um discurso prometendo mais investimentos públicos, valorizando os servidores públicos, ampliação do serviço público de saúde e crescimento dos investimento e ciência e tecnologia.
Sem duvida alguma Portugal é um gigantesco exemplo para a esquerda mundial de como superar de forma muito inteligente o atraso liberal.