Provocador

PORTAL ANGELO NET-ENTREVISTA A SECRETÁRIA DE JUVENTUDE-LUANA FIGUEIREDO

ENTREVISTA EXCLUSIVA COM A PRIMEIRA SECRETÁRIA DE JUVENTUDE DO DO ÚNICO MUNICÍPIO ARQUIPÉLAGO DO BRASIL

Em primeiro lugar a rede de comunicação alternativa Angelo net gostaria de parabenizar a primeira secretária de juventude da historia de Cairu e não apenas desejar boa sorte neste novo grande desafio como também deixar claro que o nosso portal está com as portas abertas para as demandas desta nova secretaria.

Agradeço muito ao Portal Angelo net. do meu amigo Ângelo César Albuquerque, pela oportunidade de falar desse novo desafio que entra pra história de Cairu como uma das maiores marcas de um novo tempo de um município de mãos livres, que respira o alívio de ser uma terra independente e cujo dono é o seu povo.

Portal Angelo net-Qual a função desta nova secretaria dentro da atual engrenagem governamental?

Luana Figueiredo- A Secretaria da Juventude – SEJUVE – traz o aporte que faltava na estrutura governamental do município arquipélago de Cairu, pois a pasta é direcionada às demandas e aos anseios dos jovens, que antes não tinham, nos governos passados, seu espaço para expressar suas vontades e necessidades, bem como as respostas do governo com políticas públicas dedicadas a esse segmento tão importante, mas negligenciado ou não tão eficientemente direcionado pela maioria das decisões governamentais. A Secretaria não é apenas um órgão da autarquia da gestão municipal, é uma resposta a um anseio de se criar uma pasta que se volte mais atentamente a essa parcela tão importante. O prefeito Fernando Brito demonstrou o compromisso ao criar a SEJUVE antes mesmo de assumir o seu segundo mandato. Ele mostrou que não estava de brincadeira e que a palavra dele não era de cunho eleitoreiro, mas de comprometimento com o povo de Cairu, que precisava desse avanço para fazer as pontes entre as necessidades dos jovens e as oportunidades que o poder público pode oferecer e intermediar para melhora a vida das famílias cairuenses.

Portal Angelo net-tAcredita que o fato desta Secretaria ser chefiada por uma mulher torna esse desafio ainda maior?

Luana Figueiredo-Em parte sim, pois a mulher baiana e brasileira ainda sofre o preconceito de gênero, que também está inserido no segmento jovem da sociedade. Paralelo a esse desafio, se percebe, no conversar com algumas lideranças de juventude nas localidades do município, um sentimento comum no tocante à falta de oportunidades no mercado de trabalho e no acesso ao curso superior, independente do gênero.

Portal Angelo net-Tradicionalmente, secretarias vinculadas a setores como cultura, esporte e juventude não possuem uma verba de acordo com sua importância em termos sociais e muitas vezes são tratadas com enorme discriminação, não apenas por uma fatia mais tradicional da sociedade,  como também pela oposição. Como pretende lidar com isso?

Luana Figueiredo-De fato, pilares tão importantes para o bom andamento de qualquer sociedade como cultura, esporte e políticas sociais voltadas à juventude são ainda carentes de espaço e estrutura em muitos governos no Brasil.  A SEJUVE-Cairu é uma pasta que terá suas dificuldades neste início de implantação e isso, por si só, vai demandar muita criatividade e articulação do corpo humano da Secretaria com diversos setores da sociedade cairuense e outros voltados à juventude na esfera Estadual e Federal, para que possamos trazer ou criar as ferramentas adequadas capazes de preparar os nossos jovens para transformar a sociedade cairuense a médio e longo prazo.

Portal Angelo net-Como foi a recepção de seu nome e de suas ideias entre os outros secretários?

Luana Figueiredo-Senti receptividade de todos. Espero corresponder às expectativas, pois a equipe é muito unida e também composta por muitos jovens, todos capazes e comprometidos em fazer a diferença positiva para a população cairuense no governo de Fernando Brito.

Interessante, Ângelo, é perceber que o prefeito Fernando Brito já havia inaugurado uma nova era antes mesmo de criar a SEJUVE, pois o seu governo foi marcado por oportunizar a diversos jovens uma chance de mostrar que são capazes de contribuir com a gestão. Percebe-se, notadamente, que os jovens trabalham em todas as secretarias de governo, numa marca de que Fernando acredita na juventude e sabe que todas as pessoas, por menor experiência que tenha, tem muito a colaborar e a oferecer. Só que agora, com a SEJUVE, ele institui como prioridade de seu governo, as políticas para a JUVENTUDE, colocando a Prefeitura debruçada para dar ainda mais oportunidades aos jovens. Nossa ação mostrara que a prefeitura não é a única esperança do jovem para trabalhar. Mostraremos que há muita oportunidade para essa galera que quer trabalhar, em diversos locais, empresas e entidades. Precisamos apenas investir na preparação dos jovens para atender às demandas e incentivar a formação de jovens empreendedores que tem talento para criar negócios e contribuir muito mais com o desenvolvimento de Cairu. Vamos criar o Cadastro Municipal da Juventude Desempregada para fazer o link com os empresários locais e assim gerar oportunidades.

Pra mim, missão dada é missão cumprida. Meu papel aqui é fazer as articulações para agilizar a implementação imediata das políticas públicas de juventude no município. O prefeito tem pressa que as coisas aconteçam logo e me pediu que batesse em todas as portas para conseguir parcerias e fazer com que projetos sejam implementados com celeridade. Conheço alguns caminhos mais curtos e utilizarei a minha experiência e militância para ajudar Cairu a sentir os efeitos da criação da SEJUVE o mais rapidamente possível. Quando o prefeito me chamou, disse que eu seria como um construtor naval, convocada para fazer o barco e o colocar para navegar com toda a segurança de que ele enfrentará mares bravios sem nenhuma perda daquilo que vamos conquistar nessa gestão. Faremos um esforço coletivo para que ninguém nunca mais ouse duvidar da juventude cairuense que, daqui pra frente, o jovem não aceite portas fechadas. Criaremos o Conselho Municipal de Juventude com representatividade atuante de toda a juventude de Cairu para nos orientar sobre os caminhos que iremos seguir. Nossa meta é aprovar o Plano Municipal de Juventude após intenso diálogo em cada canto de Cairu para transformar as ideias em política de município e não apenas propostas de governo. Ou seja, qualquer gestão que vier depois não poderá deixar de cumprir as metas estabelecidas. Vamos fazer com que o cumprimento desse plano seja obrigatório, aprovado pela Câmara de Vereadores e determinado como norteador das ações voltadas para a juventude daqui pra frente, seja qual for o gestor que vier a governar Cairu, após Fernando Brito, a partir de 2021, para que isso não seja passageiro. Eu estou aqui de passagem, mas a SEJUVE não. O Plano muito menos.

Quando ouço que a juventude de Cairu tem gente competente, concordo plenamente e faço coro a essa voz que afirma isso, que grita porque foi acionada a ter voz e nunca mais ser calada nem acuada. Em tempos pregressos, não muito distantes, Cairu vivia uma espécie de ditadura, em que o jovem era tratado como um mero joguete político, visto apenas como eleitor e não como cidadão que tem direito a, não só dizer o que pensa, mas agir, reagir e interagir com a política de sua cidade. Eu estou secretária de Juventude para encaminhar a parte burocrática com mais rapidez e entregar o barco aos marinheiros legítimos que serão aprimorados durante esse processo de troca de experiência que vamos ter. Tenho aprendido muito com essa galera e estamos adquirindo muito conhecimento junto. Quando o barco estiver pronto para ir pra água, eles saberão não só guia-lo, mas se uma peça quebrar durante a travessia, saberão consertar, colocar no lugar porque passarão a ser, não só marinheiros mas também construtores navais, já que terão acompanhado o processo de construção junto comigo. Acredito que um marinheiro habilidoso nunca se formou num mar calmo, então, nossa equipe está preparada para enfrentar as barreiras, e superar todas.

Esclareço que não tenho nenhuma mente brilhante e iluminada nem sou melhor do que ninguém, mas tenho uma trajetória percorrida que pode ajudar muito nesse processo de início da SEJUVE, a qual ainda é um bebê que acabou de nascer e precisa de cuidados para se alimentar, para aprender a engatinhar, depois andar sozinho, etc. É um processo que muito me honra de participar. Garanto que vou derramar cada gota de suor para me dedicar a cumprir essa missão com a excelência que o povo de Cairu merece.

Todo início é difícil mas estou empolgada e cheia de vontade de trabalhar. Peço a confiança de todos para desenvolvermos nossas ações, mesmo sem orçamento suficiente, mas com muita criatividade para fazer acontecer.

Portal Angelo net-Qual a primeira ação desta Secretaria em 2017?

Luana Figueiredo-Estamos desenvolvendo um projeto cultural “Arena Jovem de Verão” para apresentar a boa parte do público cairuense no CarnaGamboa sobre a criação da Secretaria de juventude, com foco no combate à exploração sexual, ao uso de drogas, ao consumo excessivo de álcool e conscientização sobre o sexo seguro e prevenção de gravidez na adolescência e doenças sexualmente transmissíveis e faremos parcerias com a Secretaria de Saúde com uma “blitz de consciência” durante o Carnaval. A equipe estará em campo, incentivando a geração a ser saudável e antenada. Nesse primeiro momento, estamos desenvolvendo uma mensagem educativa que traga muita reflexão à juventude presente ao evento e articulando, junto às demais secretarias, a possibilidade de assumirmos o pôr do sol da Gamboa durante os dias de Carnaval com atividades de utilidade pública e culturais para o cairuense e os turistas de Gamboa e Morro de São Paulo. Vamos movimentar o Carnaval de um jeito diferente, marcando a chegada da SEJUVE em nosso primeiro encontro que será muito especial.

Portal Angelo net-Como será a atuação desta secretaria nas ilhas?

Luana Figueiredo-Como a juventude é o público que mais domina o mundo digital, neste começo de planejamento, muitas ações serão coordenadas aos membros da pasta por via digital para que, em campo, aconteçam. Aí eu me refiro às localidades do município. Nessas localidades, os protagonistas da Secretaria irão mapear as bases, discutindo com a juventude organizada seus anseios e interesses, por ordem de prioridade, para que possamos conciliar com o plano de governo do Prefeito Fernando Brito. Os Núcleos de Juventude nas Ilhas atuarão de forma direcionada a, inicialmente, fazer um levantamento de dados, e depois, na resposta a curto, médio e longo prazo com ações e projetos focados na ocupação, qualificação e preparação para o mundo do trabalho, saúde, esporte, cultura, lazer, primeiro emprego, etc. Os representantes de Juventude que compõem esses núcleos estão sendo chamados de “Articuladores de Juventude”, que já estão com demandas a atender, tarefas a cumprir e estarão fazendo um trabalho de reconhecimento de diversos problemas que atingem os jovens para daí gerar as oportunidades. Essas oportunidades, às vezes, estão bem perto, as soluções estão bem próximas de quem vive o conflito social, ou enfrentam uma barreira. Exemplo: a ociosidade pode ser resolvida pela ocupação no turno oposto a que estudam por oficinas e atividades cujo profissional está ali, residindo na ilha.

 Acredito que a Juventude precisa que seja proporcionado o encontro entre as necessidades e oportunidades. Tem muita coisa boa que já acontece e que pode melhorar. Tem muita gente boa com talento e disposição que mora nas ilhas. Vamos aproveitar as iniciativas e os talentos locais para intermediar esse encontro. Vamos fazer a ponte entre a demanda e a oferta, entre o problema e a solução, que, muitas vezes, só precisam ser identificados e incentivada a solução.

Portal Angelo net-Em tempos de golpe e rede social, como vencer o grande desafio de fazer a juventude se envolver na vida política do Arquipélago?

Luana Figueiredo-Eu diria que muito deste desafio já foi vencidos desde a campanha eleitoral de 2016. Tanto a juventude que militou de um lado ou de outro, forçou os candidatos a pensarem junto a esta juventude, seus anseios e sua inserção nas decisões políticas do município. Vale ressaltar que a campanha eleitoral passou e que não há juventude certa ou errada, melhor ou pior, existe uma juventude que pensa cada vez mais seus meios de expressão organizada, que faz a diferença na matemática política e que conquistou o seu espaço institucional na esfera municipal. Nessa conta, todos ganharam, toda a população de Cairu é vencedora.

Vamos copiar os “Diálogos com a Juventude” que são círculos de debate sobre temas diversos, não para formar opinião, mas para expor diversos pontos de vistas, fatos e notícias de modo a debater conteúdos e temas que façam a galera pensar mais, refletir mais profundamente sobre tudo que vem acontecendo em nosso cenário político e social, sem que haja a recepção imediatista daquilo que recebem das redes sociais numa espécie de “maria vai com as outras”. Isso é prejudicial e ninguém ganhar com isso. A absorção de uma informação como verdade absoluta não é livre pensamento, é um processo de crença automática que precisamos combater. Um jovem bem informado e inteirado, reflete sobre tudo antes de se deixar levar pela mídia, por exemplo, cuja intenção é claramente manipular e criar fantoches, que não refletem sobre nada e recebem os “pacotes prontos”, se torna um espectador de sua própria vida, sem influenciar nada ao seu redor. É viver ingenuamente com sérias consequências à nossa vida profissional e familiar, inclusive. Jovens assim se tornam adultos ingênuos e confusos. Daqui pra frente, o combate à alienação e às opiniões superficiais sobre os temas diversos será um norteador de todas as nossas ações. Nada de pensamento raso. Um jovem que pensa é efetivamente protagonista da sociedade e transforma a realidade ao seu redor. É essa juventude aguerrida, atuante e atenta que queremos ajudar a formar, capaz de conter qualquer intenção de golpe. Que os golpes não se tornem rotina nesse país e que a vontade das urnas seja sempre respeitada. Ferir a democracia não é questão de opinião. Sempre será golpe. Nessa resposta não poderia deixar de entoar um sonoro e alto FORA TEMER!

Portal Angelo net-A secretária pretende desenvolver algum projeto com foco nas mães adolescentes?

Luana Figueiredo-Tudo parte da compreensão de que essas meninas ainda não são mulheres. A SEJUVE tem a responsabilidade de ajudar a promover um atendimento, por parte dos serviços públicos, com afinidade para tratar o jovem. Temos que ajudar e acompanhar os profissionais pelos quais as mães adolescentes vão passar. É fundamental que se tenha a consciência de que elas buscam ajuda e precisam ser tradas com respeito e carinho. Portanto, os programas que existem precisam ser aprimorados e adaptados a essa realidade. Vamos fazer isso. Vamos colaborar muito até mesmo para mudança na mentalidade geral.

Estamos diante de uma juventude com alto grau de informações e acesso aos métodos contraceptivos, mesmo assim tem crescido muito os casos de meninas cada vez mais jovens engravidando. Vamos trabalhar para conter o avanço de casos de meninas que se tornam mães muito cedo. Esta deve ser uma preocupação não só da SEJUVE, mas de qualquer secretaria ou governo que se preze, pois a gravidez precoce gera um mal social avassalador em uma sociedade. Como SEJUVE, pretendemos trabalhar em parceria com as Secretarias de Educação e Saúde de Cairu e do Estado, discutindo este tema em escolas e espaços jovens para que possamos ampliar a consciência em relação à gravidez na adolescência.

Às adolescentes que já são mães, vamos cuidar, apoiar o “daqui para frente”, direcionar um caminho de novas oportunidades, haja vista que os seus filhos não planejados não sejam um peso que venha frear definitivamente sua trajetória. Vamos atender às mães adolescentes com acolhimento mais qualificado e humanizado, um atendimento sem a contaminação do viés da crítica, em parceria com os Centros de Referência de Assistência Social, de modo a, juntos, tratarmos  a questão não como um mero ato de irresponsabilidade.

Vamos criar o Programa “Jovem Mãe” que vai direcionar um projeto de vida para essas meninas que já estão grávidas ou já tiveram seus filhos em relação orientações às decisões e os problemas que os afetam e, consequentemente, a suas famílias acerca dessa questão. Vamos encaminhar para que voltem a estudar e continuar suas vidas, com encaminhamento à capacitação e à inserção ao mercado de trabalho.

Vamos combater os efeitos prejudiciais do turismo, em que as meninas e meninos são explorados sexualmente cujas marcas emocionais e em sua trajetória de vida podem atrapalhar muito negativamente nossos jovens. Pra isso, vamos trabalhar com órgãos que já fazem campanhas nesse sentido, mas agora de forma mais eficiente e com forte influência para combater isso, uma vez que os próprios jovens vão dialogar sobre esse diversos outras temáticas e estarem preparados e conscientizados sobre as questões que envolvem a sua vida.

Portal Angelo net- As Secretarias de Educação e Juventude já discutem algo em relação a criação de grêmios estudantis nas escolas da rede pública?

Luana Figueiredo- Estamos discutindo com os integrantes da SEJUVE a criação, também inédita, do Conselho Municipal de Juventude e a criação dos grêmios estudantis na rede pública municipal de educação para que possamos, junto à Educação, trabalhar a constante discussão dos temas políticos que nos afetam e o diálogo para melhorar esses problemas e a vida dos jovens do município.

A democracia nas escolas terá um aprofundamento inédito, começaremos um trabalho de empoeiramento dos líderes de classes e dos estudantes que querem fazer parte dos organismos de gestão participativa das escolas, como grêmios e colegiados.

Portal Angelo net-Como será o primeiro contato oficial da Secretaria com a nossa juventude?

Luana Figueiredo-Além da apresentação da secretaria a sociedade no evento Carna Gamboa, estamos articulando os primeiros cursos de capacitação profissional para a juventude com o SENAC e SEBRAE. Acreditamos que até o final de março tenhamos aí uma gama interessante de cursos para a juventude cairuense. Além disso, vamos lançar alguns projetos em várias áreas, como o primeiro emprego e primeiro estágio. Também faremos um trabalho no primeiro dia letivo da rede municipal e da rede estadual como marco do início de um novo tempo na história de Cairu. Creio que Cairu jamais será a mesma depois que a SEJUVE chegou.

Portal Angelo net-Como será a relação da secretária com o conselho tutelar?

Luana Figueiredo-De colaboração e diálogo. Todos os órgãos que cuidem da nossa juventude são nossos potenciais parceiros.

Portal Angelo net-Como a secretária pretende usar as redes sociais para se aproximar da juventude?

Luana Figueiredo-A ideia que permeia nos bate papos internos da Secretaria é criar o espaço da juventude nos principais canais de comunicação em que os jovens estão inseridos. Aí se lista Facebook, email, whatsapp, blog, instagram e outros, até porque é uma via de comunicação barata e que tem a preferência da juventude cairuense. Através destes canais iremos alinhar os diálogos, ouvir críticas, sugestões e flexibilizar,  com este constante ouvir, o andamento dos trabalhos.

Portal Angelo net-Como essa Secretaria vai contribuir para o desenvolvimento social e econômico do município?

Luana Figueiredo- Acredito que estamos plantando a boa semente na boa terra, a grande maioria dos nossos jovens acreditam na força dos estudos e na capacitação para melhor atender o mercado de trabalho, melhorar o seu espaço de convivência. A secretaria tem este desafio para com a sociedade cairuense, de ligar o anseio desta grande maioria às oportunidades. Serei incansável na prospecção dessas oportunidades, seja via outras esferas de governo, seja através de parcerias com ONGs e público-privadas.

Portal Angelo net-Como essa pasta pode contribuir para o fortalecimento da cultura de paz?

Luana Figueiredo- A paz é um bem coletivo, logo, de responsabilidade de toda a sociedade. O comprometimento da SEJUVE, nesse sentido, é promover, em parceria com a Secretaria de Educação, bem como a de Saúde, o respeito à vida, à dignidade de cada pessoa sem discriminação ou preconceito, à rejeição a qualquer forma de violência, exclusão,   injustiça, opressão política e econômica, com a pretensão de, a médio e longo prazo, trazer ações estruturantes e projetos de incentivo aos esportes e à cultura, como a reestruturação das fanfarras escolares e a criação de projetos de leitura, a criação dos agentes de Educação, que vão capitanear os projetos de leitura, as Bibliotecas Itinerantes e outros que vierem a ser aclamados pelos jovens de Cairu. O importante é investir no pilar da Educação, atrelado à Cultura, Trabalho e Renda e Saúde.

Portal Angelo net-Como será a relação desta pasta com as lideranças religiosas?

Luana Figueiredo- A pretensão é que seja uma relação amistosa e de parceria. Hoje no município temos diversos segmentos religiosos organizados, inclusive por idade, a exemplo da Juventude Católica e Evangélica. São grupos que certamente vão demandar ações da pasta, como também ajudar na execução de alguns trabalhos. A prática religiosa é um excelente instrumento de Educação emocional e psíquica, portanto, necessária e bem-vinda ao trabalho comunitário.

Luana Figueiredo- Ao prefeito Fernando Brito, minha total disposição em honrar essa missão, com muita humildade e cheia de disposição para me dedicar ao começo desse tempo de liberdade e empoeiramento popular.


Sair da versão mobile