|
MINISTRO DA SAÚDE ARTHUR CHIORO
PROGRAMA CANAL LIVRE |
O ministro da saúde Artuhr Chioro deu uma verdadeira aula sobre a gestão da saúde nacional, em entrevista concedida ao programa CANAL LIVRE na TV BANDEIRANTES, o ministro mostrou ser um profundo conhecedor da gestão da saúde pública mostrando com dados extremamente concretos e repostas firmes que é de fundamental importância que a sociedade brasileira precisa discutir de maneira madura sem fazer qualquer tipo de politicagem um novo modelo de financiamento público para o setor de saúde um dos maiores calos para esta nação sem duvida alguma. O ministro não defendeu de maneira clara a volta da CPMF mas defendeu que a sociedade possa discutir de maneira aberta uma formula para fortalecer a saúde financeira do SUS
O ministro também defendeu de maneira clara, o fortalecimento da saúde regional, pois isso diminui em muito as intermináveis filas nos hospitais das grandes capitas como por exemplo Salvador. Este esforço para o fortalecimento da saúde regional ajudaria no combate contra a ambulancioterapia, algo extremamente comum em um país com o nosso.
Ambulancioterapia é quando um paciente interiorano é obrigado a percorrer diversos quilômetros, dentro de um veiculo em busca de vagas em uma unidade hospitalar.
O ministro também citou algo fundamental, como a formação de mais médicos e como é muito complexa a formação de novos profissionais, que tenham capacidade não apenas de atender ocorrência de alta complexidade, mas também possam ter qualidade para atender casos de em postos de saúde.
O ministro mostrou que o planejamento de sua pasta não é apenas construir unidades de saúde moderna, mas sim mudar a estrutura da saúde nacional, atacando os graves problemas em sua raiz, que atualmente é a atenção básica, ele aproveitou o momento para também dizer de forma extremamente franca que as três esferas governamentais relaxaram no controle do combate a dengue e que é fundamental que também a sociedade se envolva mais neste combate.
Defendeu brilhantemente o programa MAIS MÉDICOS e agradeceu aos cerca de 11.800 profissionais cubanos pelo grande desempenho.
O ministro foi extremamente sincero em suas colocações e mostrou ter um profundo conhecimento do SUS alem de muita garra para trabalhar