PAULO SOUTO-DEM-O candidato da oposição já foi senador e governador por duas vezes nos 16 anos em que o estado foi comandado pelo seu partido, portanto ele é um homem experiente e bastante conhecido pelo eleitorado do estado.
PUNHOS DE FERRO-Nos tempos em que ele comandava o estado os sindicatos não tinham poder de dialogo, policiais tratavam a população com extrema truculência reprimindo qualquer tipo de manifestação popular, muitas cidades do sertão sofriam com um enorme desabastecimento de água, onde famílias sertanejas tinham que se sujeitar a um caminhão pipa, que surgia de maneira extremamente esporádica para matar a sede, a produção de alimentos para a exportação era apenas um sonho muito longincuo.
A segurança pública era uma verdadeira sucata com uma policia sem estrutura alguma e um modo de operação ultrapassado, que só tinha em mente a repressão violenta e não a ocupação planejada e pacifica do território do trafico de drogas e armas.
A saúde publica contava apenas com um hospital de grande porte na capital e UPAS-Unidades de Pronto Atendimentos eram um verdadeiro sonho para os mais carentes.
Transporte público-Pessoas eram transportadas sem o menor conforto, ficavam extremamente dependentes dos ônibus enquanto nosso tão aguardo metrô se tornava uma vergonha, que virou piada nacional.
Estrutura-O estado tinha estradas extremamente esburacadas, a capital não recebia obras estruturantes visando uma melhoria real na mobilidade urbana.
Educação-Diretores de escolas do estado eram escolhidos por conchavos políticos e não pelo voto. Levar o ensino universitário para o interior dando a oportunidade a uma juventude tão sofrida por anos de discriminação, era distante.
Turismo-Só na capital o estado não recebi grandes eventos como por exemplo a stok car e eventos regionais não eram estimulados.
ALIANÇAS POLÍTICAS-Os acordos políticos firmados por essa coligação mostram o quanto Gedel e Paulo Souto são incoerentes, já que em 20006 quando Gedel era candidato ao governo estado fazia ataques ferozes a campanha de Souto, agora o ex-governador firmou uma parceria para tentar levar Gedel ao sendo, justamente ele que por durante décadas um dos maiores críticos do ex-senador ACM.
Existem outros importantes aliados que o candidato da oposição faz questão de esconder como o ex-policial Marco Prisco, que esteve preso na capital federal no começo do ano ele também liderou a penúltima greve da policia militar, outra figura que é fundamental na campanha que é esquecido de maneira extremamente vergonhosa é candidato do PSDB Aécio Neves, que não aparece na propagando do candidato da oposição e acabou sendo substituído pelo prefeito da capital ACM Neto, que de maneira vergonhosa busca esconder a verdade retirando placas de obras importantes feitas pelo poder estadual e colocando placas da prefeitura.
DEM-ELES GOVERNARÃO POR 16 ANOS E AGORA ESPALHAM MENTIRAS SOBRE O SEU RIVAL, BASEADOS EM UMA MATÉRIA DE UMA REVISTA SEM CREDIBILIDADE, QUE PUBLICOU INFORMAÇÕES DADAS POR UMA MULHER QUE RESPONDE A 17 PROCESSOS.