Os grandes destaques foram:
Juan Manoel Santos-Colômbia-Assim como todos os seus outros colegas sul-americanos o dono da casa cobrou de Obama maior apoio no combate ao trafico de droga e armas, os dois países já perceberam que para acabar com este problema é preciso uma grande parceria, este problema não é apenas dos EUA ou da Colômbia mais um problema de todo um continente que possui um grande território além de uma grande poder econômico e que pode fazer muito mais no combate a esta peste social do mundo moderno.
Outro assunto bastante discutido foi a expulsão de Cuba das cúpula das Américas, o grande defensor desta expulsão é Obama pois acredita que um país como Cuba que não respeita a liberdade de expressão e os direitos humanos não pode sentar para discutir o futuro do continente com outros vizinhos que fazem exatamente contrario.
Quem sabe possando por um isolamento econômico e politico internacional esta ilha comandada pela família Castro não se torne um pouco mais liberal.
Brasil não pronunciou sobre a possível expulsão de Cuba da cúpula, apenas continuou com uma postura negativa sobre a politica econômica americana.
O nosso país precisa entender a importância politica de ser, a sétima economia do mundo e a segunda maior do continente e precisar participar de maneira mais ativa das decisões do bloco.