Este programa do governo do Bahia tem por finalidade combater o crime organizado e o trafico de drogas. Pela primeira vez a segurança pública do estado é planejada de maneira integrada
Com a ação social, pela primeira vez o estado pensa em segurança como parte fundamental para resolver um problema que é do conhecimento de todos nós, o trafico de drogas.
O estado resolveu enfrentar esse problema de frente, espelhado no projeto das U-P-P-S- Unidades de-Policias-Pacificadoras, mais com um tempero baiano.
Este projeto mexe em pontos como:
-Melhor condição de trabalho para policiais.
-Treinamento diferenciado de policiais
-Investimento em inteligencia
-Construção de clinicas para dependentes químicos
-Ronda nos bairros, ocupação do estado em áreas de conflito
-Prestação de serviços básicos como: Banho de asfalto, reformas de escolas e postos de saúde.
-Criação de um baralho especial para facetar a identificação dos bandidos mais procurados do estado.
Esse projeto começou na capital e já está sendo espalhado pelo interior do estado, na cidade de Porto Seguro, este projeto apesar de ainda estar no começo já vem colhendo muitos frutos como por exemplo no bairro do Nordeste de Amaralina onde foi construida a primeira base comunitária em maio de 2011 o múmero de homicídios já foi reduzido em 20% segundo dados do estado divulgados no fim de 2011.
Esse progama também tem parceria com a iniciativa privada essa parceria é desenvolvida enquanto o dependente ainda está em processo de recuperação, a empresa “adota” este cidadão em recuperação pagando parte dos custos do seu tratamento em parceria com a mesma empresa se compromete após a recuperação deste dependente dar a ele uma oportunidade de emprego, um exemplo disso é a construção da Arena Fonte Nova,
este projeto é comandado em parceria por 3 figuras importantes:
Mauricio Barbosa-Secretario de Segurança do Estado.
João Henrique-Prefeito de Salvador.
Jaques Wagner-Governador do estado COM ISSO A BAHIA ESTÁ SE TORNANDO VERDADEIRAMENTE UMA TERRA DE TODOS NÓS
ESCOLHA VIVER SEM DROGAS.